Dr. Geraldo Caldeira, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e médico do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana, reforça a necessidade de buscar um especialista para apontar diagnóstico e tratamento, como no caso de Georgina Rodrigues, esposa de Cristiano Ronaldo.
Com a repercussão do primeiro episódio do reality show “I am Georgina”, a confissão que revelou a perda de 3 gestações consecutivas, o especialista Dr. Geraldo aponta as causas do aborto espontâneo – Ovopatia, doenças imunológicas, alterações uterinas e trombofilia.
Segundo Caldeira, é necessário buscar a ajuda de um especialista, “Antigamente, os médicos esperavam a paciente ter três abortos de repetição. Hoje, depois do primeiro, dependendo da idade da paciente, já investigamos e pesquisamos se há trombofilia, pedindo ainda uma histeroscopia para verificar se existem má-formação dentro da cavidade uterina ou ainda há presença de endometrite”.
Além da investigação para constatar as causas, o tratamento depende do diagnóstico “Se a causa for imunológica, tem que tratar com anti-inflamatório e corticoide, depende do que for. Se for trombofilia, com anticoagulante” completa o obstetra.
A recomendação é que desde o início da gestação seja acompanhado com o médico de confiança para antecipar problemas futuros.
Confira a matéria completa no link: https://revistaanamaria.com.br/noticias/bem-estar-e-saude/aborto-espontaneo-entenda-as-causas-e-tratamentos.phtml ]