Dr. Geraldo Caldeira, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e médico do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana, esclarece o que é o cisto de Bartholin, quais as causas e o tratamento recomendado para mulheres.
O cisto de Bartholin é uma condição da Bartolinite, surgimento da inflação das glândulas de Bartholin, de acordo com Dr. Geraldo “Toda mulher possui uma glândula de cada lado na parte inferior da vagina, que tem a função de lubrificar a mucosa”.
O especialista informa que a invasão de bactérias no canal vaginal leva a formação de bartolinite “Como resultado, a mulher experimenta sintomas desagradáveis, com dor local, dificuldade para sentar-se, ter relações sexuais e vermelhidão na área, que pode apresentar edema”.
Quando o incômodo se torna intolerável, os tratamentos recomendados é o uso de medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos, após a intervenção médica, pode ocorrer o surgimento de Bartholin nas glândulas, sendo assim uma forma do organismo reagir.
Vale ressaltar que o Cisto de Bartholin não traz riscos à saúde íntima da mulher, mas o ginecologista alerta em casos que alguns cistos estejam em tamanho maiores, causando atrapalhando na rotina “Nessas situações, realizamos uma cirurgia simples de retirada da glândula com o cisto. O procedimento ocorre no centro cirúrgico, com uso de anestesia e incisão que precisa de apenas três ou quatro pontos”.
Confira a matéria completa no link:https://vitat.com.br/cisto-de-bartholin/
📍 Para agendar consulta ou conversar com Dr. Geraldo e sua equipe:
📲 Whatsapp – (11) 97257-1663
📞 Telefone – (11) 5908-4100
💻 Fique por dentro das notícias: www.iprh.com.br