Segundo pesquisas, 15% a 20 % dos casais tentam engravidar por pelo menos um ano, mas não conseguem. E no caso das mulheres, os principais motivos para esse insucesso são o declínio da quantidade e qualidade dos óvulos e os abortos espontâneos.
Isso está diretamente relacionado ao fato delas estarem adiando cada vez mais a gravidez, seja por conta de suas carreiras, pela falta de um parceiro ou condições financeiras. No entanto, com o avanço da idade, a mulher passa a ter menos óvulos e de pior qualidade, o que leva ao aumento das alterações genéticas nos embriões que serão formados e, consequentemente, temos um maior risco de síndromes genéticas e abortos.
Mas a dificuldade em engravidar também está relacionada a outros fatores. Fique conosco até o final deste artigo para saber mais sobre a Infertilidade Feminina.
O que é Infertilidade Feminina?
A infertilidade feminina é registrada quando a mulher está há um ano tendo relações sexuais sem o uso de métodos contraceptivos e não consegue engravidar.
Quais são as principais Causas?
A idade
Um dos fatores mais importantes de diagnóstico da infertilidade é a idade. Ela está ligada diretamente à quantidade e à qualidade dos óvulos que a mulher produz ao longo da vida.
As mulheres, quando ainda são fetos, tendem a ter de 3 a 4 milhões de óvulos; ao nascer, 1 milhão, e quando há a primeira menstruação, de 250 a 400 mil. Ou seja, quanto mais idade a mulher tiver, maior será a dificuldade de ela ter uma gravidez de forma natural.
O ápice da fertilidade da mulher é entre os 20 e 30 anos de idade. A taxa de infertilidade é de 3,4% para mulheres com menos de 25 anos. Aos 35 anos, a mesma taxa já aumenta para 20%, e aos 45 anos sobe para 87%.
Com 50 anos, grande parte das mulheres já atingiram a infertilidade, pois já chegaram à menopausa. Há chance de mulheres engravidarem nessa faixa etária, mas a taxa de abortamento é muito alta.
Disfunção ovulatória
As alterações hormonais e o processo de envelhecimento dos ovários podem causar diversos problemas, como:
- Insuficiência ovariana prematura – Pode ser causada pela exposição a certos produtos químicos, quimioterapia e radioterapia para tratamento do câncer, e condições como cistos ou endometriose, doenças genéticas e imunológicas.
- Síndrome dos ovários policísticos – É um distúrbio hormonal caracterizado pela presença de cistos – pequenas bolsas que contêm material líquido ou semissólido.
- Hiperprolactinemia – Trata-se do aumento dos níveis da prolactina, hormônio relacionado à lactação. A glândula responsável por regularizar os hormônios produzidos pelo organismo produz prolactina sem que a mulher esteja no puerpério e amamentando, prejudicando a secreção de outros hormônios, dificultando a ovulação.
Saúde, Hábitos e Alimentação
A vida moderna gerou um aumento no consumo de álcool, cigarro e má alimentação, principais vilões que interferem na fertilidade feminina.
O tabagismo atua na gametogênese, implantação do óvulo concebido. Por isso, é recomendado à mulher que deseja engravidar que pare de fumar no mínimo dois meses antes de iniciar as tentativas.
Já a alimentação inadequada, com excesso de alimentos industrializados, gordurosos e muito calóricos, impacta diretamente na capacidade de reprodução, obesidade e sobrepreso. A falta de exercícios físicos regulares também é um péssimo hábito e fator de risco para a fertilidade.
Tratamentos Indicados
O primeiro passo é procurar um especialista em reprodução para identificar a causa da infertilidade feminina. A indicação de tratamento vai depender dos resultados dos exames, mas hoje em dia, com o avanço da medicina e a variedade de tratamentos, como a Fertilização in Vitro, Inseminação Artificial e Doação de Óvulos, aumentaram muito as possibilidades da maternidade.
Uma das principais recomendações médicas é que a mulher ou o casal que deseja engravidar busquem um estilo de vida mais saudável e equilibrado, com alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.
Se você e seu parceiro estão com dificuldades para engravidar, a nossa recomendação é procurar um médico especializado para juntos identificarem a real causa da infertilidade e o tratamento ideal. E se você precisar de ajuda, contate nossa equipe, estamos aqui para te ajudar!