Muitas mulheres sofrem anos com fortes cólicas, dor na relação e irregularidades menstruais, mas não procuram ajuda médica, pois acreditam que sejam problemas normais relacionados aos hormônios e ao ciclo menstrual. No entanto, muitas podem ter endometriose e não sabem que esta doença é uma das principais causas da infertilidade feminina se não tratada corretamente.
Por isso, produzimos este artigo com o objetivo de trazer respostas sobre as dúvidas que pairam sobre este tema e ajudar as mulheres a conviver com esta doença da melhor maneira possível e principalmente fazerem o diagnóstico.
Mas o que é a endometriose?
O endométrio é um tipo de tecido está localizado no interior do útero, sendo responsável pelo revestimento desse órgão. A endometriose é uma doença que surge na idade reprodutiva da mulher, e ela ocorre quando se dá o implante das células endometriais fora da cavidade uterina, atingindo outros órgãos como ovários, trompas, intestino e bexiga.
Quais são os sintomas?
Os sintomas recorrentes e que servem de alerta são:
- Cólica intensa no período menstrual e fora dele também
- Inchaço abdominal
- Dor durante e após o sexo
- Dor para urinar e evacuar
- Intestino preso ou solto demais
- Menstruação irregular
Importante: é por meio desses sintomas que os profissionais suspeitam de endometriose e pedem os exames necessários para fazer o diagnóstico.
Existem vários graus da doença – superficial, profunda e com vários estágios da endometriose de acordo com o grau de comprometimento dos órgãos pélvicos.
E quais são os tratamentos?
A endometriose é uma doença que pode ser recidiva se não forem ressecados todos os focos, mas existem tratamentos adequados.
Exames como ultrassom com preparo intestinal e ressonância magnética detectam a doença e o seu estágio. Mas vale ressaltar que é necessário acompanhamento médico específico.
Os tratamentos recomendados podem variar de acordo com cada caso:
- Remédios para bloquear a menstruação
- Cirurgia laparoscópica (para casos mais severos)
- Fertilização in Vitro para pacientes que querem engravidar
- Atividade física (libera endorfina, que é analgésico)
- Bem-estar emocional (estilo de vida equilibrado)
A endometriose pode causar infertilidade?
Sim, a endometriose é uma das principais causas da infertilidade feminina, mas isso não quer dizer que toda mulher que tem endometriose não poderá realizar o sonho da maternidade. É possível sim engravidar, seja por meios naturais ou por reprodução assistida.
Dois fatores são super-relevantes para o sucesso de uma gestação: o nível de comprometimento do sistema reprodutor devido à endometriose, a idade da mulher e a reserva ovariana.
Por isso, é muito importante o acompanhamento da doença desde cedo e também o planejamento de uma futura gravidez.
Se você sofre com algum dos sintomas mencionados neste artigo e deseja realizar o seu sonho da maternidade, recomendamos que procure o quanto antes um especialista para te ajudar nessa jornada.
Nossa equipe está à disposição para tirar suas dúvidas.