Transplante de útero: Saiba as possibilidades  

Blog/Na Mídia

O transplante de útero é um tratamento com baixas possibilidades de sucesso, a cirurgia é grande e complexa, além de envolver riscos de lesão.  

Após o nascimento do primeiro bebê de transplante de útero fora de ensaio clínico, nos Estados Unidos, dúvidas sobre o tratamento ganharam destaque.  

O tratamento consiste nessas cinco etapas: 

  • Administração de medicamentos de fertilidade para estimular a produção ovariana, e cultivo in vitro dos embriões.  
  • Transplante com medicamentos imunossupressores que contribuem para que não haja rejeição, além de acompanharem todo o processo de gestação. 
  • Inserção de um dos embriões congelados, além da gravidez ser supervisionada por um materno-fetal.  
  • A cesariana é planejada, e em caso de ter mais um filho, o útero é mantido com os medicamentos imunossupressores e após 6 meses pode ocorrer outra transferência.  
  • A retirada do útero acontece após o nascimento do bebê, e os medicamentos são descontinuados.  

Geraldo Caldeira, ginecologista e obstetra, conversou com Canaltech para esclarecer dúvidas, “As chances de sucesso ainda são baixas e o custo é elevado, além do tratamento ser raro, as fertilizações in vitro com útero de substituição são mais acessíveis e seguras” esclarece.  

Confira a matéria completa no link: https://canaltech.com.br/saude/nasce-primeiro-bebe-de-transplante-de-utero-fora-de-ensaio-clinico-258162/