Dr. Geraldo Caldeira, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e médico do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP) falou para a Revista Crescer o que é e os impactos de uma gravidez ectópica.
A gravidez ectópica ou tubária é quando o óvulo fecundado se implanta fora do útero. O problema atinge cerca de 1% das mulheres e pode causar cólica e sangramento. Na maioria dos casos, a implantação do óvulo acontece em uma das trompas, sem possibilidade de evolução da gravidez. Qualquer mulher pode desenvolver a gravidez ectópica. Normalmente, a fecundação acontece nas trompas.
Como a trompa é muito pequena — tem cerca de 2 milímetros —, o embrião começa a crescer ocorrendo o rompimento, e causando sangramento e dor.
“Quando isso acontece, somente uma cirurgia para fazer a retirada, e a mulher acaba perdendo a trompa”, esclarece o ginecologista e obstetra Geraldo Caldeira. Segundo o especialista, quem passa por uma gravidez ectópica tem 30% de chance de ter novamente na outra trompa.
Veja a matéria completa no link: https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2022/02/tenho-32-anos-9-filhos-e-meu-parceiro-nao-quer-fazer-vasectomia.html
📍 Para agendar consulta ou conversar com Dr. Geraldo e sua equipe:
📱(11) 97257-1663 – whatsapp
📞(11) 5908-4100 – telefone
🖱www.iprh.com.br