Dr. Geraldo Caldeira fala sobre como a obesidade interfere na fertilidade de homens e mulheres.

Blog/Na Mídia

A Vitat consultou o Dr. Geraldo Caldeira, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e médico do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP) que comentou como a relação entre obesidade e fertilidade afetam homens e mulheres.  

A obesidade desencadeia diversos desequilíbrios no organismo, como resistência à insulina, diabetes, hipertensão, problemas hormonais e cardiovasculares.   

E como resultado, de acordo com Caldeira, tanto a mulher como o homem com obesidade, sofrem a queda de libido, provocando na mulher secura vaginal e no homem dificuldade de ereção.  

Os principais hormônios femininos (estrogênio) e masculinos (testosterona) sofrem desproporções devido ao excesso de gordura corporal. “A mulher normalmente apresenta redução no estrogênio e alterações metabólicas, que levam à síndrome do ovário policístico, disfunção de acne e crescimento de pelos devido ao aumento da testosterona”, explica o Dr. Geraldo.  

Mas segundo o médico especialista, é possível recuperar a fertilidade, principalmente se ela estiver ligada ao quadro de obesidade. É recomendando o acompanhamento profissional para a perda de peso.  

Vale ressaltar que a infertilidade pode ser causada por diversos fatores, como idade, já que a produção hormonal depende desse fator.  

São variados os tratamentos para melhorar a fertilidade, “Outros métodos como fertilização in vitro pode ser eficaz para a mulher conseguir engravidar. No entanto, é importante realizar exames específicos para ambos. Assim, é possível observar a qualidade dos óvulos e espermatozoides”, finaliza o médico.

Confira a matéria completa no link: https://vitat.com.br/obesidade-e-fertilidade/  

📍 Para agendar consulta ou conversar com Dr. Geraldo e sua equipe: 

📲 Whatsapp – (11) 97257-1663 

📞 Telefone – (11) 5908-4100  

💻 Fique por dentro das notícias: www.iprh.com.br