Mudanças nos exames ginecológicos na gravidez

Blog/Na Mídia

É fundamental que a partir da primeira menstruação, a consulta com o ginecologista aconteça, por meio do acompanhamento ginecológico é possível detectar doenças e iniciar o tratamento imediatamente, aumentando as possibilidades de recuperação caso haja identificação.  

Porém, nem sempre isso ocorre dessa forma, grande parte das mulheres buscam por ginecologista após iniciar a vida sexual, é comum que o médico especialista questione sobre o ciclo menstrual, uso de métodos contraceptivos, dores durante a relação sexual, e o desejo de engravidar.

Em seguida ao bate papo, é iniciado o exame ginecológico físico no próprio consultório para avaliação, em casos de pacientes virgens, é feito o ultrassom pélvico via abdominal.  

Quando a mulher anuncia a gravidez, os exames ginecológicos mudam, o pré-natal é imediatamente iniciado, é uma forma de evitar complicações na saúde do bebê e da mãe.  

Os exames menos recomendados por especialistas são: 

  • Colposcopia  
  • Mamografia  
  • Biópsias 

Papanicolau e Ultrassom Transvaginal já podem ser realizados na primeira consulta, “Já dá para ver o embrião, batimento cardíaco, se o bebê está dentro do útero e se está tudo bem, a princípio, com a gestação” descreve o ginecologista e obstetra Geraldo Caldeira, membro da Febrasgo (Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia); da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e médico do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP).  

Para o primeiro trimestre da gravidez, exames de sorologia são solicitados; HIV, sífilis, rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose e hepatites B e C, hipertireoidismo, glicose e glicemia, ultrassom morfológico ou translucência nucal. 

Ao final do terceiro trimestre, todos os exames de sangue e ultrassom são refeitos para avaliar o desenvolvimento e ganho de peso do bebê, as condições da placenta e a líquido amniótico “O obstetra pode pedir um ultrassom com doppler, que é capaz de verificar a circulação sanguínea entre o bebê e a placenta”, comenta o especialista.  

Confira a matéria completa no link: https://revistacrescer.globo.com/maes-e-pais/saude-bem-estar/noticia/2023/06/conheca-os-tipos-de-exames-ginecologicos-e-quando-realiza-los.ghtml