As escolhas da mulher dos dias atuais, são a independência financeira, conquistas profissionais e por último na escala de prioridades, ser mãe. E dessa forma, ocasiona o número crescente de casos de Gravidez Tardia.
Seja ela planejada ou não, a gravidez tardia traz todos os riscos para a mãe e o bebê, e é nesse momento que é preciso buscar acompanhamento especializado para que ambos estejam seguros e saudáveis ao longo da gestação.
A jornalista Michelle Loreto, de 43 anos, compartilhou que está à espera da sua primeira filha mesmo enfrentado problemas no passado como endometriose, cistos no ovário e três miomas.
O ginecologista e obstetra Geraldo Caldeira, membro da Febrasgo (Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia); da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e médico do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP) aponta que mulheres que sofrem de endometriose e miomas, possuem baixas taxas de gravidez e aumento significativo no risco de aborto.
De acordo com o especialista, as chances de gravidez tardia sem realizar tratamentos com miomas e endometriose, é em torno de 1%, e nessas circunstâncias, os embriões podem apresentar alterações genéticas, como Síndrome de Down.
“Chamamos casos do tipo de pré-natal de alto risco, pois existe uma maior chance de pressão alta, diabetes e parto prematuro” ressalta o médico.
Dr. Geraldo faz um alerta: é fundamental em casos como esse, controlar a ingestão de sal e de açúcar, além do aumento de peso, sempre com um médico especialista no assunto.
Confira a matéria completa no link: https://anamaria.uol.com.br/noticias/bebes/aos-43-anos-michelle-loreto-anuncia-gravidez-inesperada-e-de-risco-saiba-opiniao-medica.phtml