A gravidez com DIU hormonal é possível, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o DIU com hormônios tem 0,2% de chance de gravidez.
Em comparação com a laqueadura, a média de eficiência é de 99,6% e a pílula anticoncepcional pode falhar em até 6% por uso incorreto.
No entanto, o DIU de cobre é 99,3% eficaz para evitar a gestação, mas não foi esse o resultado do caso de Ariely Delagiustina, de 32 anos.
Ariely engravidou de trigêmeos com DIU de cobre, no exame de sangue foi comunicada que a gestação poderia ser fora do útero.
Para a segurança da gravidez e identificação do local do DIU, é necessário fazer um ultrassom, como recomenda o ginecologista e obstetra Geraldo Caldeira do Serviço de Reprodução Humana (SBRH) “Se ele estiver abaixo do saco gestacional, pode-se tirar. Mas se ele estiver ao lado ou acima do saco gestacional, deixa como está, pois há o risco de provocar um aborto. E aí, é preciso torcer para que não haja nenhuma complicação”.
A presença do DIU no útero com o bebê pode causar complicações “O rompimento da bolsa, parto prematuro ou infecção intraútero, então sempre que possível, o melhor é retirar o DIU. Aconselha o especialista.
Confira a matéria completa no link: https://revistacrescer.globo.com/gravidez/saude-bem-estar/noticia/2023/07/mae-engravida-de-trigemeos-enquanto-estava-usando-o-diu-entrei-em-choque.ghtml
,