Congelamento de Óvulos, o que é e como funciona 

Blog/Na Mídia

O congelamento de óvulos é uma técnica utilizada para preservar a fertilidade da mulher que não têm o desejo de uma gravidez momentânea.  

Ou seja, por meio do congelamento é possível protelar a maternidade.  

A atriz Grazi Massafera, 41 anos, comentou em uma entrevista recentemente que possui óvulos congelados, mas que não quer ter mais filhos; “Meus óvulos estão congelados. Hoje em dia, eu priorizo uma relação legal, filho eu já tenho”, completou.  

Grazi Massafera é mãe de Sofia, 10 anos, fruto do relacionamento com o também ator Cauã Reymond.  

Segundo o ginecologista e obstetra Geraldo Caldeira, do Serviço de Reprodução Humana (SBRH), “Então, ficam com medo de estarem muito velhas depois dos 44, 45 anos para ter filho, porque a gente pode não achar óvulos mais em quantidade suficiente, nem qualidade suficiente. Essas pacientes congelam os óvulos antes, com 33, 34 anos, para poder usar depois de 7,8,9, 10 anos.  

O ideal é que congele até 35 anos. Se possível congelar com 30, 33, melhor, porque você vai garantir uma quantidade maior de óvulos com qualidade melhor”, recomenda Geraldo.  

A técnica é dividida em etapas:  

  • Estimulação Ovariana: A paciente é submetida a doses de hormônios e injeções subcutâneas que vão produzir vários óvulos.  
  • Coleta de óvulos via transvaginal, varia entre 12, 13, 14 óvulos.  
  • É recomendado deixar no mínimo, 10, 12 óvulos congelados para que tenha 3,4 embriões quando for usar esses óvulos, para aumentar as chances de gravidez.  

Confira a matéria completa no link: https://delas.ig.com.br/2023-09-13/grazi-massafera–congelamento-de-ovulos.html