Dr. Geraldo Caldeira comenta quais são os analgésicos contra indicados que trazem riscos no período de gestação.

Blog/Na Mídia

Dr. Geraldo Caldeira, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e médico do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP) comenta quais são os analgésicos contraindicados no período de gestação e os riscos causados.  

O uso de qualquer anti-inflamatório não hormonal (AINH) é totalmente contraindicado, pois pode aumentar os riscos de parto prematuro ou natimorto.  

O médico especialista alerta “Se preciso, usamos um corticoide, mas o uso desses anti-inflamatórios como aspirina, naproxeno, o ibuprofeno e o ácido mefenâmico são proibidos na gestação”.  

Os analgésicos de Paracetamol e Dipirona são as “primeiras escolhas”, mas não devem ser administrados sem orientação médica “Mesmo esses medicamentos que são considerados ‘seguros’ na gestão, devem ser administrados de acordo com a dosagem e o tempo prescritos pelo obstetra, sob o risco de superdosagem. Nesses casos, há, sim, o risco de diminuição do líquido amniótico, parto prematuro e demais complicações” completa Dr. Geraldo.  

Confira o vídeo completo no link: https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2022/05/gravidez-analgesicos-podem-aumentar-risco-de-parto-prematuro-ou-natimorto-em-ate-50-alerta-estudo.html  

📍 Para agendar consulta ou conversar com Dr. Geraldo e sua equipe:      

📲 Whatsapp – (11) 97257-1663      

📞 Telefone – (11) 5908-4100       

💻 Fique por dentro das notícias: www.iprh.com.br