Dr. Geraldo Caldeira explica o que é Ovorecepção e como funcionou o caso de Viviane Araújo.  

Blog/Na Mídia

Ana Maria Digital conversou com o Dr. Geraldo Caldeira, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e médico do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP) que explicou o que é Ovorecepção e como funcionou o caso da dançarina e atriz Viviane Araújo.  

Segundo o médico especialista, a Ovorecepção, como é chamada clinicamente, nada mais do que é a uma gestação a partir de óvulos doados, ou seja, que não são geneticamente da mulher que vai gerar o bebê.  

Com a idade avançando, é natural que os óvulos vão perdendo a qualidade. Por conta disso, a doação de óvulos é a opção escolhida por mulheres que querem se tornar mães.  

O primeiro passo para o procedimento, é a busca por uma clínica especializada que procura por uma doadora com óvulos saudáveis e semelhanças físicas que colaboram com a decisão final.  

Dr. Geraldo explica: “Nós procuramos por uma mulher com características físicas parecidas com as da mulher que vai receber os óvulos e com o mesmo tipo sanguíneo. O processo é rápido, dura dois meses, no máximo três”.  

Com a doadora escolhida, o passo seguinte é a fertilização in vitro, os óvulos são enviados ao laboratório junto com o sêmen do parceiro da receptora, em formação de embriões que serão inseridos no útero da mulher que receptora.  

“O bebê fica nove meses no útero da mãe, recebendo o sangue da mãe e, como as características físicas (da doadora) são parecidas com as da mãe, o bebê fica fisicamente parecido com a mulher que recebeu o óvulo”, comenta o Caldeira.  

A burocracia recorda que as mulheres envolvidas no processo, não podem interagir por meio das questões legais. “A doação é anônima. É proibido a doadora conhecer a receptora e vice-versa. Então, a mulher que doou os óvulos não terá direito (à criança), porque foi uma doação anônima” informa o ginecologista.  

Confira a matéria completa no link: https://anamaria.uol.com.br/noticias/familiafilhos/viviane-araujo-engravidou-por-doacao-de-ovulos-entenda-como-funciona.phtml

📍 Para agendar consulta ou conversar com Dr. Geraldo e sua equipe:   

📲 Whatsapp – (11) 97257-1663   

📞 Telefone – (11) 5908-4100    

💻 Fique por dentro das notícias: www.iprh.com.br