gravidez tardia; riscos;

Especialista aponta riscos da gravidez tardia

Blog/Na Mídia

A gravidez tardia já é considerada de alto risco a partir dos 38 anos, aponta o especialista Geraldo Caldeira, ginecologista e obstetra do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP).  

A jornalista Michelle Loreto, de 43 anos, compartilhou em suas redes sociais que está grávida, mesmo após de viver episódios de endometriose, cistos no ovário e miomas no passado.  

A surpresa da gravidez causos dúvidas devido aos riscos que a gravidez tardia traz para a mãe e o bebê, o médico explica “O primeiro e mais importante risco de uma gestação tardia é a alteração genética do embrião e riscos de síndromes genéticas com a de Down. Ela também uma maior chance de aborto, pré eclâmpsia que é a pressão alta na gravidez, diabetes gestacional e parto prematuro”.  

Especialmente nas circunstâncias comentada pela jornalista, “Endometriose, mioma e cisto de ovário, como no caso descrito, atrapalham sim a fertilidade. Têm muitas pacientes e precisam fazer tratamento para engravidar: muitas com quadro de endometriose ou do mioma dependendo da localização, se ele está deformando a cavidade do útero precisa ser retirado e o cisto do ovário pode atrapalhar a ovulação” observa Geraldo.

Os casos de uma gravidez espontânea com tais dificuldades citadas em uma gestação tardia é de 5%, e Caldeira completa “Normalmente indicamos a fertilização in vitro ou estudo genético do embrião para afastar síndrome genéticas”.  

Sugerimos que busque ajuda profissional especializada para orientação e maiores recomendações em ocorrência de Gravidez Tardia.

Confira a matéria completa no link: https://delas.ig.com.br/2023-06-08/medico-comenta-a-gravidez-tardia-de-michelle-loreto.html  

Leia também em nosso blog: Descubra os riscos de Gravidez Tardia