A Hiperovulação espontânea consiste em ovular mais de um óvulo por mês.
A condição genética é um fenômeno muito raro, e tem relato da brasileira Marina Domingues de Godoi, que mora em Indaiatuba (SP).
Marina compartilhou um pouco da sua história, mãe de gêmeos, 4 vezes, conta que engravidou todas as vezes naturalmente, um caso como esse não é comum de acontecer.
Segundo o ginecologista e obstetra Geraldo Caldeira do Serviço de Reprodução Humana (SBRH) “Poucas mulheres ovulam mais de um óvulo por mês. Quando isso acontece, ela tem gêmeos.
Normalmente, a hipófise [considerada a glândula mestra do organismo, pois sua principal função é produzir hormônios que regulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas] libera FSH [hormônio que promove o crescimento de folículos ovarinos] para estimular o crescimento de único folículo.
Mas, às vezes, ela libera uma quantidade um pouco maior de FSH e acaba estimulando mais do que, podendo crescer dois ou três folículos”.
O especialista em reprodução assistida ainda completou “Isto é comum quando a gente induz a ovulação da paciente na técnica de fertilização in vitro, para que ela libere dez ou doze óvulos. Mas espontaneamente, é muito raro e individual. Não tem causa aparente”.
A hiperovulação não causa sintomas, só é possível descobrir de duas maneiras: no dia da ovulação com ultrassom ou quando a paciente engravida de gêmeos, em uma eventualidade pode ocorrer da mulher sentir uma cólica leve do lado do ovário que ela está ovulando ou dor na mama, mas grande parte das mulheres com a condição, são assintomáticas.
Confira a matéria completa no link: https://revistacrescer.globo.com/gravidez/noticia/2023/09/mae-engravida-de-gemeos-4-vezes-em-sp.ghtml