O que é e como funciona a Fertilização In Vitro (FIV)?

Blog/Na Mídia

Você sabia que a primeira Fertilização in Vitro (FIV) foi realizada em 1978?

De lá para cá, com a evolução da medicina e dos tratamentos da reprodução assistida, a FIV se tornou cada vez mais acessível e procurada, mas ainda existem dúvidas relacionadas ao processo, etapas, eficácia e indicação.

Principalmente para quem começou a pesquisa sobre o tema agora e deseja realizar o seu sonho da maternidade ou paternidade.

Por isso, abordaremos aqui o que é a técnica, quais são os passos do procedimento e as principais recomendações. Confira!

Fertilização In Vitro, o que é?

A fertilização In Vitro (FIV) é uma técnica que consiste na fecundação dos óvulos pelos espermatozoides em laboratório. Após a formação dos embriões, eles são transportados para o útero da mulher, para que ocorra a gravidez.

Etapas da FIV:

  • Estimulação Ovariana: neste procedimento acontece a estimulação dos ovários por meio de medicamentos hormonais via oral e ou injeções subcutâneas para aumentar o número de óvulos produzidos. O processo dura de 9 a 12 dias, com acompanhamento de um médico especialista e monitoramento via ultrassom transvaginal e dosagem hormonal com os folículos no tamanho ideal, é aplicada a última medicação para o amadurecimento dos óvulos.
  • Coleta dos Óvulos: após 34 a 36 horas da última dose de medicação, é realizada a coleta dos óvulos com a paciente sedada em laboratório especializado em Reprodução Humana por meio de punção dos ovários com uma agulha guiada pelo exame de Ultrassom Transvaginal.
  • Coleta do Sêmen: depois de realizada a coleta dos óvulos, é a vez da coleta dos espermatozoides que pode ser como um espermograma ou através de uma punção no testículo para aspirar os espermatozoides do epidídimo
  • Cultivo dos embriões: em ambiente laboratorial, (incubadora) os óvulos são fertilizados pelos espermatozoides e ficam se desenvolvendo até chegarem ao estágio de blastocisto


Técnicas para a fecundação:

  • Fertilização Clássica:

Para que a fecundação aconteça de forma espontânea, os óvulos e o sêmen são colocados juntos em um mesmo meio de cultura. 

  • Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI):

Aqui, um único espermatozoide é selecionado e injetado dentro de cada óvulo.

Principais Indicações:

A FIV pode ser feita por mulheres que tem endometriose avançada, baixa reserva ovariana, tubas obstruídas, infertilidade sem causa aparente, abortos de repetição, casais soro discordantes, homens que possuem baixa quantidade de espermatozoides e também casais homoafetivos femininos e masculinos. Vale ressaltar que a FIV também pode ser feita por meio da doação de espermatozoides e óvulos.

A Fertilização In Vitro possui uma eficácia superior à dos outros métodos, por isso tem sido a técnica mais escolhida por quem deseja engravidar. Mas convém avaliar antes todas as possibilidades e qual método melhor atende a cada caso específico.

Nós, da equipe IPRH, estamos à disposição para auxiliar você no que precisar na busca do seu sonho da maternidade ou paternidade. Se quiser conversar conosco, basta entrar em contato.